Make your own free website on Tripod.com

Horizonte Cristão- Arquivos

Prezados Amigos II

Home
Prezados Amigos
Em Destaque
A Bíblia Fala
Estudando a Bíblia
Heróis da Fé
Campo Missionário
E-BOOKs Ripari
Horizonte
Batalha Espiritual
Seitas e Heresias
Aconselhamento Bíblico

PREZADOS AMIGOS

 

 

O  Mestre transmitiu muitas lições  práticas a Seus seguidores. Talvez a que mais  nos impressiona seja  a ocasião em quem Ele lavou os pés  dos discípulos  antes da Ceia de Páscoa na cidade alta de Jerusalém . Ele se encontrava diante do Seu maior  sofrimento  e da morte eminente  e mesmo assim  lavou os pés  sujos empoeirados  de Judas  que iria traí-lo , de Pedro que o   negaria três vezes e de todos que muito em breve iriam deixa-lo  sozinho .

Naquela época  lavar os pés dos hospedes era um serviço realizado  por um escravo  ou pela esposa ou pelo filho do dono da casa , mas o senhor  dos Céus e da Terra  se humilhou e fez  esse gesto  tão significativo . Dois  discípulos  haviam cumpridos Suas ordens  preparando  a última páscoa , mas  não passou pela   mente  deles de lavar os pés dos outros .

 Através  de Seu exemplo , Jesus estava querendo ensinar  de  uma maneira  muito  evidente  aos discípulos  daquela época  e a nós  uma lição sobre negar  a si mesmo      e também  sobre o verdadeiro serviço . ainda existem igrejas  que praticam a cerimônia  do lava-pés  literalmente . Para nós  o ato    de Jesus significa  antes de  tudo estarmos disposto a ajudar   nosso próximo quando ele precisa , servir nossos irmãos ou irmãs  sem muitas palavras e  nos inclinando em sua  direção , compartilhando de seus sofrimentos , consolando e animando-os  quando estão desanimados .

Segundo Jesus , como seríamos  reconhecidos  como cristãos ? Ele deixou  bem claro  que é pela  prática do amor , propaganda  insubstituível  e insuperável de um cristianismo autêntico, pois Jesus disse : Nisto conhecerão todos que sois meus talmidim ( discípulos), se tiverdes amor uns aos outros” . ( Jo.  13.35) . Atualmente existe um sem números de  métodos  e truques  tentando tornar o cristianismo  mais atraente . Mas se faltar   o amor ,  tudo será  frio e semelhante  a “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine” . ( Co . 13.1)  . Isso nos leva a perguntar : de que amor  Jesus  está falando ?   “Uma nova mitzvah ( Mandamento –lei )  vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que  também vós vos ameis uns aos   outros” ( Jo 13.34) .  Vemos que Jesus não exige dar o melhor  ou se esforçar . Ele diz  que devemos  amar como  Ele nos amou !

Este amos de origem divina  é um amor   disposto a lavar os pés  empoeirados  dos  irmãos  fracos , desagradáveis e difíceis de lidar . o mandamento  do Senhor vai mais  além , ordenado : “Eu,  porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem;” (Mt. 5.44) . Enquanto  demonstramos  amor por aqueles que nos amam agimos  esperando algo  em troca . Mas  com Seu exemplo  Jesus  quis  abrir nossos olhos  para sua própria  humildade  e para o orgulho tantas vezes  presente em nosso corações, pois  Ele ensinou : “Vós me chamais Rabi (Mestre) e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou.  Ora, se eu, o Senhor e Rabi ( Mestre ), vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros.  Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” . (Jo. 13. 13-14-15) .   Se pararmos  para pensar  que um dia  todo joelho se dobrará  diante de Jesus  e que este Jesus tão poderoso se dobrou diante de Seus discípulos , inclusive  de Judas ,  suplicaremos  que nos faça  cada vez mais  parecidos com Ele .

 Em tudo apesar de  tudo  o que vivenciamos , de tudo  o que talvez nos espera  e de tudo o que pode vir  a nos acontecer  podemos  ter uma  profunda certeza :  “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,  nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de  Elohim, que está em Cristo Jesus ,  nosso Senhor”. ( Rm. 8.38-39).

 

 Unidos no amor de Cristo Jesus o Messias, Cordialmente:

                                                                                    

                                                                                                      Yehokhanan Ben Yossef Ardath

Enter supporting content here